Estudantes de MT e MS criam série de desenhos animados sobre sustentabilidade

Projeto feito em escolas e instituições de 12 cidades conta com ilustrações e narração das crianças para dar vida aos personagens 

Desde o dia 12 de setembro, instituições e escolas da rede pública do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso recebem uma sessão com 12 desenhos animados produzidos por alunos de 6 a 12 anos em oficinas do projeto Circuito Cultural no Centro-Oeste – “De Criança para Criança”. Esta é a primeira vez que eles devem assistir a uma série com histórias que eles mesmos criaram sob orientação dos professores trazendo questões importantes sobre sustentabilidade e a importância do agronegócio em suas regiões.  

Patrocinado pela Áster Máquinas, concessionário John Deere em MT e MS, esta é a segunda etapa do projeto que começou em 2022 com oficinas de criação que incluíram atividades de desenho, narração e composição de histórias. Em Mato Grosso do Sul, o projeto passa por Maracaju, Sidrolândia, Campo Grande e São Gabriel do Oeste. Já em Mato Grosso, as exibições ocorrem em Cuiabá, Diamantino, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Nova Maringá e Juara. 

Em vídeos com duração média de dois minutos, eles falam sobre a importância dos rios para o plantio, sobre as quatro estações do ano, trazem informações sobre as belezas do cerrado, energias renováveis, economia circular, além de falar sobre a tecnologia e o futuro na fazenda. 

“Esta experiência comprova o quanto nós podemos e devemos aprender com as crianças e com o seu olhar criativo para o cotidiano, típico desta idade. Sobretudo aqui no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados que têm características regionais, culturais e econômicas fortemente ligadas ao agro”, revela Luiz Piccinin, presidente da Áster Máquinas. 

Com realização da NTICS Projetos, uma empresa do Grupo Nest, a ação contribui para ações estipuladas pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas. “O projeto tem levado para a sala de aula uma metodologia que usa atividades lúdicas para estimular a produção de conhecimento, atendendo alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio de ações culturais e educacionais em escolas públicas” revela Igor Furniel, CEO do Grupo Nest.  

Com produção audiovisual da Tocha Filmes, os professores tiveram um papel fundamental em todo o processo criativo, pois foram responsáveis pela aplicação das atividades de desenho, gravação dos áudios e envio dos trabalhos para posterior animação. Todas as etapas tiveram uma duração de sete meses. Agora, as exibições itinerantes passam pelas 12 cidades até o dia 18 de outubro, impactando 1440 alunos, sendo 120 por cidade.Em Cuiabá, haverá uma sessão interna para filhos de colaboradores da Áster Máquinas no dia 15 de setembro, com a apresentação dos filmes no metaverso da Áster, a ÁsterLand, com os óculos de realidade virtual. Nas filiais, os filmes serão apresentados em outubro, em alusão ao Dia das Crianças.  

Premiação 

Depois de exibidos em primeira mão aos estudantes, os vídeos devem ser disponibilizados em uma plataforma de votações, quando serão avaliados e escolhidos pelo público. A escola responsável por produzir o melhor vídeo será premiada com um telão, que será utilizado para promover atividades culturais e educacionais na escola.

Cronograma 

13/09 | Sidrolândia, MS

15/09 | Campo Grande, MS

22 a 25/09 | Cuiabá, MT

26/09 | Diamantino, MT

27/09 | Barra do Bugres, MT

29/09 | Tangará da Serra, MT

02/10 | Sapezal, MT

11/10 | Campo Novo do Parecis, MT

09/10 | Juara, MT

11/10 | Nova Maringá, MT

16/10 | São Gabriel do Oeste, MT

18/10 | Maracaju, MT

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *