Projeto realiza oficinas gratuitas de culinária sustentável em São Paulo

Ação prioriza mulheres em vulnerabilidade social e apoia o empreendedorismo feminino

A partir do dia 30 de outubro de 2024, a Associação Ilê, na cidade de Tiradentes recebe o projeto Exposição Culinária Sustentável – Uma Abordagem Artística. Com realização da NTICS Projetos e patrocínio da TP no Brasil, empresa líder mundial em serviços digitais presente em 100 países, o programa oferece oficinas de culinária sustentável para cerca de 120 mulheres. Com o objetivo de orientar e melhorar a relação do ser humano com a produção responsável de alimentos, o projeto fortalece os pilares da luta contra a fome no Brasil, levando capacitação sobre o tema e estimulando o empreendedorismo.

“A nossa relação com a comida ultrapassa a mera necessidade de alimentação. Mais do que isso, a culinária exige criatividade, planejamento e uma relação direta com o território no qual estamos inseridos. O ato de cozinhar pode ser uma ferramenta poderosa de emancipação social quando associada ao empreendedorismo e à geração de renda. Por isso, este projeto vai levar informações práticas a fim de apresentar novas possibilidades culinárias para essas mulheres”, revela Luiz Felipe Oliveira, diretor da NTICS Projetos.

Atendendo majoritariamente mulheres em situação de vulnerabilidade social, o Culinária Sustentável oferece oficinas práticas que orientam desde o planejamento de compra, preparo para o melhor aproveitamento dos alimentos, o consumo correto e até noções de empreendedorismo para geração de renda. Durante três horas, as alunas aprendem a produção de três receitas práticas e sustentáveis e têm acesso a um material de apoio que conta com avental e cartilha do aluno. Ao final, elas recebem um certificado pelas horas de participação. 

“A possibilidade de apoiarmos um projeto tão rico de forma gratuita reflete nosso compromisso com a sociedade para garantir que mais pessoas tenham acesso a uma alimentação mais saudável, econômica e consciente. Este tipo de capacitação pode trazer a estas mulheres um conhecimento que servirá de impulso para que elas aumentem suas rendas e, consequentemente melhorem de vida suas vidas e de suas famílias” afirma Gabriela Lavarello, Head de Marketing da TP no Brasil. 

No dia 22 de outubro, o projeto também realiza ações na Escola Estadual Pei Ruy de Melo, na Cidade Tiradentes, para cerca de 500 alunos. Para os workshops estão previstas atividades presenciais e ministradas durante o período de aula para a apresentação de conceitos básicos de fotografia, técnicas mais comuns e o potencial da câmera como uma ferramenta de produção artística. Ao longo das ações, professores devem participar de uma palestra virtual com duração 1 hora e 30 minutos, com o título “A Arte E em Todo Lugar”. O evento contará com a presença de um fotógrafo convidado que compartilhará suas experiências.

O workshop tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento fotográfico, promovendo a educação, a criatividade e o desenvolvimento pessoal dos participantes. Além disso, busca-se estimular o interesse pela arte e pela fotografia, despertando talentos e incentivando uma nova geração de fotógrafos criativos e engajados.

Por fim, no bairro da Bela Vista, as pessoas poderão visitar uma exposição fotográfica no Centro de Referência da População Negra, destacando a interseção entre fotografia, cultura e sustentabilidade, e apresenta a culinária sustentável através de uma perspectiva artística. distribuídos em quatro temas principais: “Da Terra à Mesa”, “Resíduos Zero”, “Cores da Sustentabilidade”, e “Culinária Consciente ao Redor do Mundo”. As imagens exploram o ciclo completo dos alimentos, a criatividade no uso de sobras, as cores vibrantes da culinária sustentável, e tradições globais.

Confira o cronograma completo abaixo com todas as ações. 

Workshop de Fotografia

Escola Estadual Pei Ruy de Melo | 22/10/2024

Av. dos Metalúrgicos, 150 – Cidade Tiradentes

Palestra Virtual para professores

Escola Estadual Pei Ruy de Melo | 22/10/2024

Av. dos Metalúrgicos, 150 – Cidade Tiradentes

Exposição

Centro de Referência da população Negra

Endereço: Rua Francisca Miquelina, 140  – Centro – São Paulo

Sobre a TP no Brasil

A TP no Brasil faz parte do Grupo TP, que busca constantemente combinar o melhor da tecnologia avançada com a empatia humana para oferecer um atendimento ao cliente aprimorado que seja mais simples, rápido e seguro para as maiores marcas do mundo e seus clientes. O portfólio de serviços abrangentes e alimentados por IA da empresa vai desde o atendimento ao cliente de front-office até funções de backoffice, incluindo serviços de Trust and Safety que ajudam a proteger tanto os usuários on-line quanto a reputação da marca. A TP também oferece uma variedade de serviços especializados, como cobranças, tradução e interpretação, serviços de visto e consular, e serviços de terceirização de processos de recrutamento. Apoiada pelos quase 500.000 colaboradores inspirados e apaixonados em todo o mundo, que atualmente falam mais de 300 idiomas, a TP no Brasil possui escala global e presença local, o que lhe permite causar um impacto positivo no apoio às comunidades, clientes e ao meio ambiente.

Sobre a NTICS Projetos

A NTICS Projetos é uma empresa do Grupo Nest e atua há mais de 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas. Com matriz no Brasil e filiais nos Estados Unidos, há cinco anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), e desde então tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS. A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *