Projeto leva exposição e oficinas fotográficas para escolas públicas de Celso Ramos e Anita Garibaldi
Foto: Freepik
Ação visa estimular a produção cultural e o consumo de arte pelos jovens das cidades
A partir do dia 16 de outubro de 2024, cerca de 1,2 mil alunos da rede pública de Celso Ramos e Anita Garibaldi, em Santa Catarina, participam de oficinas de fotografia artística. A iniciativa, que é realizada pela Oliveira Produções por meio da Lei de Incentivo à Cultura, é parte da Exposição Culinária Sustentável – Uma Abordagem Artística e visa estimular a produção de arte a partir do cotidiano, apresentando aos alunos técnicas básicas de observação, enquadramento e manejo de equipamentos fotográficos.
De acordo com Luiz Felipe Oliveira, responsável pela realização do projeto, a fotografia foi escolhida por ser uma temática mais próxima e que costuma ser de fácil acesso para os jovens que estão sempre muito ligados à esta tecnologia. “A partir de diversos exercícios práticos, os alunos aprendem a ver a fotografia como um recurso importante não só do ponto vista de educativo, mas também como um meio importante de expressão artística”, afirma.
O workshop tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento fotográfico, promovendo a educação, a criatividade e o desenvolvimento pessoal dos participantes. Além disso, busca-se estimular o interesse pela arte e pela fotografia, despertando talentos e incentivando uma nova geração de fotógrafos criativos e engajados.
No programa estão previstas atividades presenciais e ministradas durante o período de aula para a apresentação de conceitos básicos de fotografia, técnicas mais comuns e o potencial da câmera como uma ferramenta de produção artística. Ao longo das ações, professores devem participar de uma palestra virtual com duração 1 hora e 30 minutos, com o título “A Arte E em Todo Lugar”. O evento, aberto ao público, contará com a presença de um fotógrafo convidado que compartilhará suas experiências.
Foto: Markus Spiske
Em Celso Ramos, cerca de 3 mil pessoas também poderão visitar a Exposição Culinária Sustentável – Uma Abordagem Artística destacando a interseção entre fotografia, cultura e sustentabilidade, e apresenta a culinária sustentável através de uma perspectiva artística. distribuídos em quatro temas principais: “Da Terra à Mesa”, “Resíduos Zero”, “Cores da Sustentabilidade”, e “Culinária Consciente ao Redor do Mundo”. As imagens exploram o ciclo completo dos alimentos, a criatividade no uso de sobras, as cores vibrantes da culinária sustentável, e tradições globais.
Acessibilidade
Visando promover a acessibilidade, o projeto acontecerá em ambiente adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, com rampas, piso tátil e corrimões. Também contará com monitores treinados para receber pessoas com dificuldades de aprendizado, interpretação em Língua Brasileira de Sinais – Libras para pessoas com deficiência auditiva, além de transcrição em Braille dos textos da exposição e audiodescrição para deficientes visuais.
Celso Ramos
Exposição – 16/10 a 16/11/2024
Exposição Culinária Sustentável | Casa de Cultura Cecília Bonamigo Spiazzi
Workshops de fotografia | 22/10
Escola Estadual José Cesário Brasil
Núcleo Municipal Grassi de Lorenzi
Palestra para Professores
Escola Estadual José Cesário Brasil – 23/10
Núcleo Municipal Grassi de Lorenzi – 24/10
Anita Garibaldi
Workshops de fotografia | 04 e 05/11/2024
Escola Estadual Padre Antônio Vieira
Palestra para Professores | 05/11/2024
Escola Estadual Padre Antônio Vieira
Sobre a Oliveira Produções
A Oliveira Produções é uma produtora que realiza projetos de impacto social, ambiental e cultural por todo o Brasil.
Informações para Imprensa
Bacuri Comunicação | Angelo Miguel
angelo@bacuricomunica.com
(11) 98437-9422 (WhatsApp)