Alunos de Indaiatuba são premiados por projeto que evita o desperdício de alimentos

Estudantes competiram com outros 80 projetos de Sorocaba e Indaiatuba

6 de novembro – Três alunos e um professor da  Escola Estadual Profª Suely Maria Cação Ambiel Batista, no Jardim Colonial, em Indaiatuba, no interior de São Paulo, foram premiados por um projeto que visa reduzir o desperdício de alimentos e a criação de hortas comunitárias nas escolas da cidade. A ideia surgiu durante a realização do Programa de Inovação e Empreendedorismo – PIE, realizado pela NTICS Projetos e patrocinado pela Agrivalle, implementado em escolas públicas de várias regiões do país, sempre com o objetivo de estimular o pensamento empreendedor, o acesso à cultura e a sustentabilidade.  

Sob orientação do professor Wesley de Almeida Mazur, os alunos Thiago Ricardo Rodrigues da Silva, Gabriel Lopes Wenceslau e Charles Junior criaram o ECOEDUCA, que propõe estimular a destinação correta de resíduos orgânicos e a criação de uma horta sustentável para consumo de toda comunidade escolar e familiares dos alunos. Todo o processo foi debatido com os estudantes de forma a refletirem sobre as possibilidades e a viabilidade de execução de cada parte. “Eles já haviam percebido duas situações em nossa escola: o desperdício de alimentos após o almoço e áreas de jardim pouco utilizadas. Assim, o projeto deles surgiu desta vontade de transformar o ambiente, reaproveitando os resíduos orgânicos, reduzindo desperdícios e gerando alimento na própria escola”, afirma Mazur.

Para criar o projeto, os estudantes participaram de oficinas de empreendedorismo e criatividade, e seguiram a metodologia do Design Thinking. “Esta é uma ciência que ensina o passo a passo para a resolução de problemas. Com isso, eles são estimulados a olhar para os problemas sociais de suas comunidades de forma mais atenta e passam a se sentir responsáveis por serem agentes de transformação. Nesta ação em Indaiatuba e Sorocaba, foram desenvolvidos 80 projetos feitos por alunos e vários deles merecem destaque pela criatividade e pelo empenho em resolver questões importantes para suas comunidades”, revela Ana Xavier, Diretora de Estratégias e ESG da NTICS Projetos.

De acordo com Luciana Sanchon, diretora da unidade escolar, ações que coloquem os alunos em contato com a comunidade e com o mercado de trabalho são importantes para o desenvolvimento dos mesmos. “Além de tirá-los da rotina, isso estimula várias habilidades sociais, técnicas e comportamentais que eles vão precisar fora da escola como a mobilização coletiva, a empatia, o pensamento crítico, a autonomia e o processo de trabalho em equipe e em etapas. Nossa sociedade precisa de pessoas que estejam dispostas a mudar sua comunidade local e a levar essa mudança para o mundo em que vivemos, colocando suas ideias em prática para a melhorar a vida em sociedade”, finaliza a diretora. 

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